A União Faz a Vida

Sicredi Vale do Taquari amplia programa para escolas de Lajeado e Travesseiro

A formação educacional cooperativa de crianças e adolescentes que já ocorre em Marques de Souza, também será proporcionada aos estudantes de Lajeado e Travesseiro. Por meio do programa social A União Faz A Vida, a Sicredi Vale do Taquari intensifica sua missão de investir no desenvolvimento da comunidade e passa a estimular, em mais dois municípios da sua área de atuação, a formação de cidadãos mais cooperativos, empreendedores e que trabalhem de forma conjunta por uma vida melhor.

O programa difundido pelo Sistema Sicredi em âmbito nacional foi criado em 1995, após a constatação da pouca familiaridade das pessoas com os conceitos e práticas cooperativistas. Desde então é reproduzido pelas regionais nas instituições de ensino de sua abrangência e já beneficiou cerca de 220 mil alunos em todo o país. No Vale do Taquari, com a inclusão das novas localidades, mais de 3,3 mil crianças e adolescentes de 20 escolas das redes municipal e estadual serão contempladas pela cooperativa em 2017.

Metodologia

Através da reflexão sobre situações concretas, a metodologia utilizada pelo programa transforma o aluno em protagonista do aprendizado, trazendo sua vivência social para dentro da escola. A partir da observação, experimentação e descoberta das realidades locais, os próprios estudantes escolhem o tema e determinam o projeto a ser aplicado na sua comunidade. As disciplinas curriculares, como Português, História e Matemática, se unem ao conhecimento de profissionais e à vivência dos jovens aprendizes para a solução dos problemas apontados. O resultado final é a construção colaborativa de novas posturas e atitudes que, incorporadas ao cotidiano de todos, transformam as ações coletivas e favorecem uma visão de mundo mais otimista e solidária.

Fonte Simone Rockenbach

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...