A marca representa todos os profissionais de uma empresa, afirma Troiano na Acil

Lajeado – “É ilusão pensar que marca é uma capitania hereditária dos profissionais de marketing e comunicação. Marca é uma coisa que pertence e representa a todos os membros de uma organização. É o crachá que nós carregamos no peito, alguns com mais orgulho que outros. Todos nós temos uma certa responsabilidade sobre o que é a marca e como ela deve ser tratada dentro de uma organização”. A afirmação foi feita pelo sócio da TroianoBranding, Jaime Troiano que palestrou na reunião-almoço (RA) desta quinta-feira (13.09) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Núcleo de Marcas da Acil. A exposição, intitulada “Por que marcas são uma suprema ferramenta de negócios?”, teve a presença de cerca de mais de 93 lideranças empresariais, comunitárias e políticas. A apresentação também contou com a presença da sócia da TroianoBranding, Cecília Russo Troiano. Juntos, sustentaram que, em qualquer organização, industrial, comercial e serviços, as marcas contribuem interna e externamente para criar relação de valor.

 

Filho

Troiano compara que criar uma marca é como escolher o nome de um filho. Dedicamos a esta atividade toda atenção, cuidado e amor. Com este mesmo foco, precisamos orientar todas as ações que dizem respeito as nossas marcas. “Nós criamos histórias de marca e inspiramos histórias de vida. Marcas tem esse papel, por isso são uma grande ferramenta de negócios”, afirma.

 

Sentimento

O palestrante explicou que talvez ainda exista uma visão um pouco ingênua sobre o que marca é e o que ela representa. Adianta que, para muitas pessoas, marca ainda é apenas uma identificação gráfica, com cor ou forma e nada mais do que isso. E contrapõe: “marca é aquilo que falam de você quando você sai da sala. É um tipo de percepção e sentimento sobre a empresa ou produto que fica dentro de nós. É muito mais que a representação gráfica, simbólica, visual que ela tem. Marca é esse sentimento internalizado.”

 

Razões

Troiano citou seis grandes motivos para a suprema importância das marcas como ferramenta de negócios. 1º) Paridade técnica: as diferenças técnicas são insignificantes. O produto se diferencia não pelo produto em si, mas pelo que espelha para o consumidor; 2º) O valor dos ativos intangíveis: o que a marca representa no valor contábil das empresas; 3º) O poder interno do engajamento: marca não é um tapume que esconde uma empresa, ela revela o que a empresa é; 4º) Capacidade de abrir mercados: marca é uma grande ferramenta para desenvolver e abrir oportunidades novas de negócios; 5º) Capacidade de criar relacionamentos estáveis: marcas bem administradas constituem uma ponte de relacionamento mais fácil com a sociedade; e 6º) O cuidado essencial com os movimentos de inovação: buscar a inovação preservando o essencial, a sua origem.

 

Propósito

Para Troiano, há uma grande confusão no mercado a respeito do propósito. “Não é missão, visão e valores; não se cria por meio de uma reunião e não é uma agência de propaganda que vai criar para você. Propósito é uma coisa que tem que ser cavado dentro da história da empresa para revelar de fato o porquê ela existe, qual sua razão de ser”, afirma.

Tudo isso funciona muito bem quando dentro da empresa existe alguém que seja guardião da marca. Esse profissional cuidará para evitar que a marca fale linguagens diferentes do propósito.

Após sua apresentação, Troiano e Cecília, acompanhados da presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini, e Pedro Carlessi, do Núcleo de Marcas da Acil, responderam às perguntas dos participantes.

 

Realização

As RA de 2018 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Dalva Pohren Serviços Contábeis, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Lyall Construtora e Incorporadora, MSommer, Olicenter, Planus Arquitetura e Sicoob Meridional.

Fonte Imprensa Acil

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