9º Revive Boa Vista

Ação de conscientização ambiental recolhe resíduos e lixo eletrônico

“Eu adoro a natureza, tenho quatro árvores em casa. Cuidar do Meio Ambiente vai fazer o planeta um lugar melhor e, com mais pessoas ajudando, pior não vai ficar.” Essas palavras do jovem Arthur de Souza (9), de Teutônia, resumem a 9ª edição do Revive Boa Vista, ação socioambiental teutoniense que tem por objetivo a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo.

Com o envolvimento de mais de 60 voluntários, na manhã de sábado, dia 20, ocorreram atividades de coleta de resíduos às margens do Arroio Boa Vista e afluentes, além de ação de descarte consciente de lixo eletrônico, com posto de coleta junto ao Centro Administrativo Municipal.

Arthur estava acompanhado do pai Vitor (48), e integrou grupo que recolheu resíduos no Parque Poliesportivo Municipal, no Bairro Canabarro. “Foi muito legal. Ano que vem vou trazer minha mãe e meus amigos”, revelou o jovem, com impressionante consciência de preservação do Meio Ambiente. Ao lado do amigo Felipe Jordani Barth (8), que já participava pela segunda vez do Revive Boa Vista, eles contavam os materiais que encontraram em meio à vegetação, como casacos, garrafas, sacolas plásticas e muito papel de bala e pacotes de bolacha.

O pai Vitor reafirmou a importância da ação socioambiental. “É fundamental o envolvimento da comunidade nessas ações, especialmente das crianças. É uma oportunidade diferenciada de mostrar que viver em comunidade vai muito além do pátio de casa e do caminho até a escola. É preciso ‘abrir fronteiras’ para que percebam que o seu bem-estar não é mais importante que o bem-estar do próximo. Além da consciência ambiental, é muito importante trabalhar o voluntariado desde cedo”, enumerou.

Procurando servir de exemplo para o filho, Vitor concluiu: “é preciso trabalhar pela comunidade, buscando pelas melhorias que precisamos; sair da zona de conforto, cuidar do que é nosso e não apenas ficar de braços cruzados esperando pelo governo”.

A ação de recolhimento de resíduos ocorreu em diferentes pontos nos bairros Teutônia, Languiru e Canabarro, com os voluntários divididos em equipes. Ao final da atividade, o volume de lixo recolhido encheu um caminhão com pneus e televisores, muitas latas e sacolas plásticas, embalagens plásticas, mangueiras e garrafas pet.

Lixo eletrônico

A programação da manhã também reeditou atividades de descarte de lixo eletrônico, que recebeu mais de 530 itens em posto de coletas junto ao Centro Administrativo Municipal. Entre esses, destaque para 60 cabos e conectores, 30 aparelhos celulares e 37 carregadores de celular, 28 televisores e 20 controles remoto, 11 monitores, 11 aparelhos de telefone convencionais, dez caixas de som e incríveis 204 disquetes.

Na abertura das atividades, a vice-presidente da CIC Teutônia, Caroline Immich, e o integrante do Conselho Fiscal da entidade, Ivandro Rosa, agradeceram a participação e engajamento dos voluntários, bem como o auxílio das empresas apoiadores da ONG Parceiros Voluntários de Teutônia, organizadora do evento.

Rosa ainda apresentou breve histórico da ação, iniciada no ano de 2010 com a realização de diferentes atividades ao longo de nove edições do Revive Boa Vista. “Todos precisamos dar valor ao ambiente que nos cerca, com cuidados básicos como a separação do lixo em nossas casas. O Revive Boa Vista é apenas uma das ações de conscientização que, a cada nova edição, busca ser o mais abrangente possível, objetivando esse envolvimento da comunidade como um todo”, finalizou.

No dia 1º de dezembro ocorre nova ação de descarte consciente de lixo eletrônico, com posto de coletas instalado junto ao Supermercado Languiru do Bairro Canabarro, das 8h30min às 11h30min. Na oportunidade serão coletados eletrônicos, sucatas, cartões magnéticos, celulares e baterias (exceto de veículos). Os materiais serão recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto.

O Revive Boa Vista é uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

             

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...