9º Fórum Tecnológico do Leite: Escolinha do Leite será uma das atrações

Uma das novidades da 9ª edição do Fórum Tecnológico do Leite, evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro e é organizado pelo Colégio Teutônia e parceiros, será a Escolinha do Leite, que conta com o apoio da Cooperativa Languiru. Trata-se de uma demanda que surgiu nas edições anteriores do Fórum e busca estimular o consumo de leite a partir das crianças, por meio de um bate-papo direcionado.

A programação da Escolinha do Leite é dirigida a crianças entre seis e dez anos de idade, de escolas da rede pública e privada de Teutônia e região, num espaço diferenciado para aprendizado sobre o processo da cadeia produtiva do leite. É uma oportunidade para conhecerem mais sobre o universo rural e a produção de leite, desde o campo até a indústria, incentivando o consumo do produto e seus derivados.

“A iniciativa da Escolinha do Leite será um marco para o Fórum, o começo do envolvimento direto do evento na conscientização do consumidor final sobre a importância do leite, um alimento saudável e nutritivo. Essa novidade andará lado a lado com os expositores e visitantes tradicionais da feira, caracterizando ainda mais o evento como um momento de discussões, aprendizagem e fortalecimento da cadeia produtiva”, destaca a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora do Fórum, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Na atividade, o público jovem será instruído de forma lúdica e didática sobre todos os caminhos da cadeia produtiva do leite, da ordenha às prateleiras, passando por várias estações. Serão grupos de até 80 crianças por horário, num programa que deve durar cerca de 30 minutos para cada grupo. As crianças também aprenderão de maneira divertida a importância que o leite tem na alimentação e quais produtos derivados do leite são mais saudáveis e devem ser consumidos com frequência.

A proposta é que as crianças comecem a visita vendo uma ordenha e, posteriormente, confiram o processo que acontece com o produto quando chega à indústria. Há também um espaço para discutir sobre a importância do alimento para a saúde. Na sequência haverá uma exposição e degustação do leite e seus derivados bem como de alimentos que utilizam o leite em sua preparação.

“É uma ideia muito bem trabalhada, que a Cooperativa Languiru dará continuidade após o Fórum como proposta que atende o conceito do seu slogan, ‘Alimentando Gerações’. O objetivo é trazer a essência do que é e a importância do leite”, destaca o gerente da Indústria de Laticínios da Languiru, Lauri Reinheimer.

Programação do Fórum

O 9º Fórum Tecnológico do Leite possui como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários”. A atividade marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia, data celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro que enaltece a importância da bebida para a população e incentiva o consumo do alimento.

Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do Colégio Teutônia e circuito temático dividido em quatro estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agrocomercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também deverá receber expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, além da inédita Escolinha do Leite ainda haverá o já tradicional Concurso de Leite em Metro.

Será uma semana inteira de programação, com atividades técnicas e inserção de eventos culturais, tendo como público-alvo produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, além da comunidade em geral.

A Feira Agrocomercial deverá contar com a participação de cerca de 20 expositores, dispostos no ginásio da SER Gaúcho, com espaço para maquinário de porte na área externa, juntamente com as agroindústrias. “Já estão confirmadas sete agroindústrias, das quais duas de embutidos e derivados, uma de queijos e derivados lácteos, uma de conservas, uma de massas e pães, uma de mel e uma de ovos coloniais. O foco está na agricultura familiar”, destaca a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann.

Na Granja do Colégio Teutônia haverá quatro estações de trabalho, com o público dividido em grupos para percorrer o circuito que irá disponibilizar 20 minutos para cada estande. Com o objetivo de sensibilizar os participantes para aplicação prática, as estações deverão abordar temas como qualidade do leite, sanidade, certificação das propriedades, alimentação e nutrição, pastejo e mecanização aplicada à nutrição.

Para apresentar a programação detalhada do 9º Fórum Tecnológico do Leite, a comissão organizadora fará o lançamento do evento, incluída a Feira Agrocomercial e a Semana Acadêmica, na segunda quinzena do mês de agosto. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025, com Márcio Mügge e Maria de Fátima Fuzer da Silva, ou ainda pelo e-mail marcio@colegioteutonia.com.br.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Nutrifarma, Cooperativa Languiru, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e Prefeitura de Teutônia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...