9ª edição Revive Boa Vista terá ações especiais no próximo dia 20 de outubro

Voluntários participam de coleta de resíduos às margens do Arroio Boa Vista e de lixo eletrônico em posto de recebimento junto ao Centro Administrativo de Teutônia

No próximo dia 20 de outubro ocorre a 9ª edição do Revive Boa Vista, ação socioambiental teutoniense que tem por objetivo a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo.

A programação inicia às 8h, com recepção dos voluntários e da comunidade no Auditório 03 da CIC Teutônia, seguida de breve explanação sobre o histórico da ação e organização das equipes; às 8h30min, início das atividades de descarte consciente de lixo eletrônico e óleo de cozinha, com posto de coletas junto ao Pavilhão Multiuso, no Centro Administrativo Municipal; às 9h, saída das equipes para a coleta de resíduos às margens do Arroio Boa Vista; às 11h, encontro das equipes no Pavilhão Multiuso; e encerramento das atividades às 11h30min. Cada voluntário recebe uma camiseta do Revive Boa Vista e as inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de outubro.

Depois disso, no dia 1º de dezembro ocorre nova ação de descarte consciente de lixo eletrônico, com posto de coletas instalado junto ao Supermercado Languiru do Bairro Canabarro, das 8h30min às 11h30min. Na oportunidade serão coletados óleo de cozinha, eletrônicos, sucatas, cartões magnéticos, celulares e baterias (exceto de veículos). Os materiais serão recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto.

A comissão organizadora do 9º Revive Boa Vista esteve reunida na CIC Teutônia na manhã do dia 25 de setembro, ocasião em que foram alinhados os detalhes das próximas ações e colhidas ideias para a edição de 2019. O Revive Boa Vista é uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

Histórico

O Revive Boa Vista teve início no ano de 2010. Naquela oportunidade foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada às suas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011 a ação recolheu 750kg de lixo, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores.

As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290Kg, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas.

Com o slogan “Sombra e água fresca estão em suas mãos”, a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a primeira ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, oportunidade em que foram coletados mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha.

No ano de 2016, em quatro edições da ação, realizadas em junho, setembro, outubro e novembro, foram recolhidos cerca de 180 litros de óleo de cozinha, milhares de unidades de pilhas e baterias, em torno de 250 unidades de medicamentos vencidos, mais de 1,2 mil equipamentos eletrônicos e 140 chapas de Raio-X.

Em 2017 foram realizadas três ações do Revive Boa Vista: no mês de setembro, descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, com o recolhimento de mais de 650 itens, além de 71 litros de óleo de cozinha, 24 medicamentos vencidos e 55 chapas de Raio-X; no mês de outubro, com visitação ao Aterro Sanitário de Teutônia e quatro pontos de coleta de lixo (Associação da Elegê, Associação da Languiru, Várzea e Parque Poliesportivo), onde cerca de 40 voluntários recolheram em torno de 250Kg de lixo; e no mês de dezembro, com o recolhimento de mais de 380 itens na ação de descarte consciente de lixo eletrônico, medicamentos vencidos e óleo de cozinha.

Em 2018 já foram realizadas duas ações de descarte consciente de lixo eletrônico e óleo de cozinha, nos meses de junho e agosto, que somaram cerca de 500 itens.

Fonte Leandro Augusto Hamester

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...