6º Seminário do Leite ocorre nesta sexta-feira em Arroio do Meio

Melhoramento genético e perspectivas para a cadeia de leite serão assuntos discutidos no 6º Seminário do Leite, a realizar-se nesta sexta-feira, dia 15, no CTG Querência do Arroio do Meio. A programação inicia às 8h30min, com recepção e inscrição dos participantes, e segue à tarde, após intervalo para o almoço servido no local, mediante confirmação até o dia 13, pelo fone (51) 3716 1166 ramal 215.

A abertura oficial está marcada para às 9h30min, com pronunciamento do prefeito Sidnei Eckert e secretário da Agricultura, Paulo Heck. Logo após iniciam as palestras com o médico veterinário e assistente técnico regional da Emater/RS, Ricardo Gutierrez, e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva.

A novidade deste ano é a exposição de tecnologias e práticas recomendadas na produção de leite. A temática será dividida em quatro estações, num ambiente externo localizado no parque temático do CTG. Profissionais do Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA), Languiru, Emater, Dália Alimentos e Sebrae farão a demonstração in loco sobre produção de alimento, cria e recria de novilhas, ordenha e higiene e gestão. Pelas 15h30min está prevista a confraternização dos participantes, com degustação de produtos lácteos oferecidos por laticínios do Vale do Taquari.

O 6º Seminário do Leite é uma realização da Administração Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura e da Emater, com apoio do Sebrae/Juntos para Competir, Cooperativa Sicredi, Languiru, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Dália Alimentos, Comercial de Máquinas Hammes, Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), Agropecuária Terra Fértil e Sistema Integrado de Agronegócios (Sia).

Números sobre a Produção Leiteira em Arroio do Meio:

  • 466 produtores de leite, dos quais, 430 que industrializam o produto;
  • Estimativa de 6,5 mil vacas em lactação;
  • 23,5 milhões de litros produzidos em 2013;
  • Crescimento de 23% de 2008 (53 mil litros/dia) para 2013 (65 mil litros/dia);
  • Média de 5% de crescimento ao ano.

Reinauguração das novas instalações da Secretaria da Agricultura

Neste sábado, dia 16, às 9h, ocorre a reinauguração das novas instalações da Secretaria da Agricultura. O prédio localizado na Rua Gustavo Wienandts, nº 511, foi totalmente reformado e reestruturado, visando oferecer um espaço mais apropriado para melhor atender os produtores rurais de Arroio do Meio. O investimento é de R$ 160 mil. A reforma contempla a troca de forro, adequação das redes elétrica e hidráulica, reforma de assoalho, troca total do telhado e nova calçada de passeio com acessibilidade. O prédio abriga ainda a Emater, Associação de Artesãos e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...