6ª Turismate: Evento voltará para o Parque do Ibama

Essa é uma das novidades da atração deste ano, marcada para novembro. Reuniões para a formatação do evento já começaram

Ilópolis – Os preparativos para a 6ª Turismate, que ocorre de 14 a 17 de novembro, já começaram. Uma das novidades é que o evento irá voltar para o Parque do Ibama, seu local de origem. “Lá está o Processo Histórico da Erva-Mate, que está sendo recuperado para receber os visitantes. Além disso, no Parque também está implantado o Ibramate”, explica a secretária de Turismo, Desposto e Lazer, Ariana Maia Citolin.

As reuniões para a articulação do evento já iniciaram, e comissões foram montadas e estão dialogando com os ervateiros do município para entender as demandas e necessidades do setor. “A Turismate é voltada para a cadeia produtiva da erva-mate e para o turismo. Por tanto, precisamos saber o que precisamos desenvolver durante a festa, também queremos dar um enfoque cultural, que é o diferencial. Outra meta é trazer novamente a Lenda da Erva-Mate. Para nós, a Turismate não é uma festa apenas de Ilópolis, ela beneficia toda a região produtora de erva-mate, promovendo o produto”, enfatiza.

De acordo com Ariana, a função do evento é promover o comércio, a indústria, o artesanato e a cultura local. “Vamos destacar, ainda, a agricultura familiar, pois produtos artesanais são característicos do interior e servem de complemento de renda para as propriedades produtoras de erva-mate”, afirma. Nesta fase de planejamento a comissão organizadora busca inovações. “Estamos participando de diversas feiras no Estado, olhando o que podemos agregar, também estamos com contatos de shows e outras atrações”, adianta.

Nova corte

A comissão iniciou ainda a busca por patrocínios e auxílios por meio de leis de incentivo. “Além disso, estamos envolvendo a comunidade e as entidades na organização do evento. É uma forma de valorizarmos as pessoas e realizarmos uma Turismate do povo de Ilópolis”, destaca. A 6ª Turismate faz parte das comemorações dos 50 anos do município, que será comemorado em 26 de dezembro. O baile que irá eleger a nova corte para a festa também está em fase de organização. A escolha está agendada para 25 de maio. O edital para o concurso deve ficar pronto nesta semana, em seguida será aberto o período de inscrições para as interessadas em representar Ilópolis e a Turismate.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...