6ª Leitão Fest começa nesta sexta-feira

Desta sexta-feira, dia 5 até domingo, dia 6, o município vai celebrar a suinocultura e os seus 50 anos de emancipação político-administrativa com a realização da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira Comercial e Industrial. O evento, que ocorre nas ruas em frente do Centro Administrativo, promete superar em 30% o público registrado na edição anterior, que foi de cerca de 25 mil pessoas, e já se consagra como uma das principais festas da região alta do Vale do Taquari.

Com a proposta de valorizar sua principal economia – a produção de suínos – a feira é a oportunidade de mostrar as potencialidades da cidade e de fazer bons negócios. Para isso, a 4ª ExpoFeira Comercial e Industrial será 10% maior em 2014 e com todos os espaços comercializados antecipadamente. Os números animam a comissão organizadora. “Na última festa circularam cerca de 25 mil pessoas. Como o evento tomou proporções enormes e ganhou visibilidade, o crescimento acaba sendo consequência”, comenta o presidente da festividade, Jeferson Trevisol.

Os visitantes que passarem pela feira terão a oportunidade de visitar estandes dos segmentos da indústria, do comércio e do setor agrícola. Ainda na área interna do evento, os visitantes poderão conferir um trabalho detalhado de resgate da história de Putinga, por meio do Memorial do Cinquentenário, e da suinocultura, com o Memorial do Leitão. A evolução da Leitão Fest é notória a cada nova edição. “Procuramos agregar valor a cada festa para surpreender os visitantes. Na última edição, lançamos o Memorial do Leitão, que volta neste ano, quando estaremos lançando o Memorial do Cinquentenário”, afirma.

Gastronomia 

A gastronomia é o ponto alto da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira Comercial e Industrial. Neste ano, a preparação dos pratos está a cargo da comunidade de Xarqueadas. As receitas, feitas pelos moradores, destacam o que há de melhor à base de carne suína e da culinária italiana. Para melhor receber os visitantes, o restaurante que irá servir as refeições será ampliado. Os pratos estarão disponíveis nos horários de almoço e jantar, pelo valor de R$ 23.

De acordo com Trevisol, a valorização da culinária é uma forma de manter vivos os costumes e destacar a tradição italiana e da suinocultura. “Além do município ser um grande produtor de suínos, tem influência da descendência italiana, e pro meio dos pratos que serão oferecidos na Leitão Fest estaremos fazendo referência e essa contribuição cultural que recebemos”, afirma.

Programação

Sexta-feira
13h30min – credenciamento do Seminário da Suinocultura; às 13h45mim – abertura do seminário com a presença de autoridades e lideranças; às 14h – palestra: Sanidade – Os desafios da suinocultura nos dias atuais, com o médico veterinário e gerente nacional na área de suínos do Laboratório Elanco, Jandir Piloto; às 15h – palestra: Aspectos jurídicos, direitos e deveres do integrado, com os advogados Evandro de Quadros e Diego Girelli; às 16h – Explanação com os diretores das empresas que atuam no município – JBS, BRF e Cosuel, abordando os temas: gerenciamento, motivação e expectativas do cenário da suinocultura; às 17h30min – encerramento do Seminário da Suinocultura; às 18h – Inauguração do Memorial do Cinquentenário e visita ao Memorial do Leitão; às 19h – abertura oficial; às 20h – jantar típico da gastronomia suína; às 20h30min – espetáculo com o Grupo Tholl; e às 21h30min – show com Mano Lima. Em paralelo ao seminário, às 16h haverá encontro dos prefeitos, primeiras-damas e soberanas do G10

Sábado
8h – Seminário Regional de Educação; às 10h – abertura da feira; às 12h – almoço típico da gastronomia suína; às 14h – atividades alusivas ao Cinquentenário do Município; às 19h30min – jantar com típica gastronomia suína; às 20h30min – show de humor com Mulita; às 21h30min – show com Os Federais; às 22h – show com Felipe & Falcão; e às 23h – Baile em Linha Carlos Barbosa com a Banda Arte Livre

Domingo
10h – abertura da feira; às 12h – almoço típico da gastronomia suína; às 16h – show de bandas com a caravana Gilmar Brasil – Rainha Musical; às 18h – show com Maurício e Matheo; às 20h – show com Balanço Latyno; às 21h30min – encerramento oficial da feira; às 21h40min – show nacional com César e Paulinho. Durante todos os dias haverá serviços de copa e cozinha, e exposição comercial e industrial

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...