4º Seminário da Suinocultura: Leitão Fest promove debates técnicos

A suinocultura teve destaque na programação da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira Comercial e Industrial, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de abril, com a realização do 4º Seminário da Suinocultura. O encontro contou com a participação de criadores da região, autoridades, e representantes de empresas integradoras. O objetivo da atividade era o de promover conhecimento técnico aos produtores, sobre assuntos pertinentes a criação de suínos, que atualmente é a principal fonte de retorno econômico do município, que representa 35% do setor primário local.

Na abertura do Seminário, o coordenador, Mario Rosado, destacou a importância de participar de eventos como esse, como forma de adquirir conhecimento, acompanhar as mudanças do setor e buscar a qualificação constante da atividade. Entre as palestras oferecidas esteve a com o médico veterinário e gerente nacional da área de suínos do laboratório Elanco, Jandir Pilotto, que falou sobre o manejo sanitário, visando melhorar a eficiência na suinocultura. Ele apresentou as principais doenças que podem atingir os rebanhos, as maiores causas de mortalidade, os causadores das enfermidades e as formas de prevenção.

A programação contou, ainda, com a presença dos advogados Evandro de Quadros e Diego Girelli, que falaram sobre aspectos jurídicos, direitos e deveres dos integrados. Por fim, os produtores acompanharam orientações dos representantes das integradoras JBS, Marcelo Pedretti; BRF, Bernardo Vavassori; e Cosuel, Roni Giongo, que falaram sobre assuntos ligados ao gerenciamento, motivação, produção e mercado da suinocultura. O encontro também foi a oportunidade dos participantes tirarem dúvidas sobre a cultura.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...