4º Encontro Estadual de Jovens Empresários

Público de 733 pessoas conferiu práticas e experiências de empresas estaduais

Trocar experiências e oportunizar a convivência com situações que envolvam o dia a dia das empresas. Foi com esse objetivo que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, através de seu núcleo Jovem, em parceria com o curso de Administração da Univates, reuniu ontem (11), no Centro Cultural da instituição de ensino, 733 estudantes e profissionais para o 4º Encontro Estadual de Jovens Empresários.

Com a coordenação do vice-presidente de Capacitação da CDL Lajeado, Ricardo Luís Diedrich, e do vice-presidente da CDL Jovem, Carlos Oliveira, o público conheceu trajetórias pessoais e exemplos de gestão e comprometimento empresarial de quatro cases estaduais. Com destaque para o diretor presidente da Bebidas Fruki S.A., Nelson Eggers, os participantes também acompanharam a história de jovens administradores: Rômulo Figurelli Gomes, da Espaço Dellas Beauty Bar e Laura Madalosso, da Isecta Shoes, ambos de Porto Alegre; e Humberto Koerbes, das Lojas Benoit, de Lajeado.

Mais experiente dos empresários, Eggers, compartilhou com a plateia as principais fases do crescimento dos 92 anos da empresa. Destacou com orgulho a salto de produção de 600 garrafas por dia nas antigas instalações, em Arroio do Meio, para seis mil por hora na nova fábrica de Lajeado, na década de 70. “Ficávamos ociosos tamanha era a velocidade das máquinas em comparação com o que tínhamos que fabricar”, relembrou. Hoje, com constantes investimentos em tecnologia, a capacidade produtiva chega a 420 milhões de litros de bebidas por ano.

Eggers apontou a gestão como fundamental na expansão da indústria, a qual se prepara para investir R$ 80 milhões em uma nova estrutura fabril. “Tudo começa e termina com uma boa gestão. Um exemplo é a nossa área de vendas. Temos 30 mil clientes, eles são visitados em média uma vez por semana e isso cria uma relação de confiança e seriedade”. Em meio às informações, a fala descontraída chamou atenção. Denominou de “Momento Plim-Plim” as propagandas aos produtos da marca, não desperdiçando a oportunidade diante do grande público presente.

Ao citar o slogan “Pra ser bonita, divirta-se”, Gomes resumiu o conceito da Espaço Dellas Beauty Bar. Seu salão de beleza destaca-se pelo serviço diferenciado, que tem foco total na mulher e oferece horários alternativos, preços reduzidos e agendamento por aplicativo de celular. Para competir com os grandes concorrentes e atingir o sucesso, o empresário ressaltou a importância do planejamento operacional e estratégico, do conhecimento de mercado e da preocupação com a satisfação do cliente. Para ele, “buscar ser o melhor é uma responsabilidade do empreendedor. É colocar a mão na massa e fazer acontecer”.

Laura frisou que “trabalhar com um propósito é uma felicidade”. Sócia e responsável pela criação e desenvolvimento de produtos da Insecta Shoes, ela apresentou a proposta da sua empresa. Reaproveitando roupas e materiais recicláveis, a marca produz calçados, buscando um consumo mais ecológico. Ao utilizar como matéria-prima garrafas de plástico, jeans de uniformes, borracha e resíduos industriais, a Insecta tem como objetivo “conscientizar e educar o público sobre sustentabilidade e plantar uma semente em novos empreendedores”, afirmou a empresária.

O case apresentado por Koerbes serviu de inspiração para quem pratica o intraempreendedorismo. Como ele mesmo classifica, são aqueles funcionários que agem como se a empresa fosse sua. O profissional está há 26 anos na rede de varejo de 209 lojas e passou por praticamente todas as funções até chegar ao cargo atual de gerente operacional. E assim como se revelou no palco, muito motivado, ele entende que o intraempreendedor precisa agir no dia a dia. “Ser ousado, positivo, extrovertido, alegre e motivador, além de dar o exemplo, isso faz parte do perfil”.

O 4º Encontro Estadual de Jovens Empresários teve o patrocínio de Lojas Dullius, Sicredi e Lojas Benoit, além do apoio de Criar Comunicação Visual, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) e Vovó faz Bolo.

Fonte Simone Rockenbach - Comunicação Empresarial

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...