2ª Expofesta Imigrante: Emater apresenta sistema de filtragem lenta

A 2ª edição da Expofesta Imigrante iniciou nesta quinta-feira, dia 7, no complexo Arnoldo Guilherme Rex, e segue até domingo, dia 10, no município de Imigrante. A feira tem o objetivo de promover, além dos produtos de seus expositores, o turismo e a cultura local e regional, e o lazer e diversão para todos os públicos. No estande da Emater/RS-Ascar é apresentado o funcionamento de um sistema de filtragem lenta, que se constitui em uma alternativa para tratamento das águas superficiais das propriedades, tornando-as apropriadas para o consumo não apenas dos animais, mas também dos humanos.

No local, os técnicos da Emater/RS-Ascar explicam o funcionamento do sistema. “A filtragem por este meio é bastante viável para os produtores, já que exige pouco investimento, os materiais são de fácil acesso, não há uso de produtos químicos, nem a necessidade de equipamentos sofisticados”, ressalta o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Ricardo Martins. Tudo o que os agricultores precisam é de caixas d’água de fibra de vidro; britas ou pedriscos; areias fina, média e grossa; e mantas de poliéster não-tecido.

De acordo com Martins, a filtragem lenta possibilita a limpeza da água em termos físico, químico e microbiológico. “É uma forma barata de melhorar a qualidade da água captada e consequentemente a produção da propriedade”, observa o agrônomo. A extensionista social da Emater/RS-Ascar de Imigrante, Cristiane Dexheimer, acredita que esta possa ser uma tecnologia amplamente utilizado no município, especialmente pela grande quantidade de agricultores envolvidos com avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.

No espaço da Emater/RS-Ascar na Expofesta, também é apresentado o “Caminho das Especiarias”, em que são repassadas informações sobre a origem e a função de ervas como sálvia, manjericão, orégano, entre outras. A feira conta ainda com shows nacionais, gastronomia típica, espaço do artesanato, mostra de produtos, brinquedos infláveis e escolha das soberanas. A organização é da Prefeitura, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (CIC), com o apoio da TBT Produções. Mais informações pelo facebook.com/expofesta.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...