2ª edição – Cerca de duas mil pessoas prestigiam a Teutofrangofest

Evento gastronômico ocorreu de 17 a 19 de agosto, na Associação dos Funcionários da Languiru. Maior público foi registrado no sábado

A 2ª Teutofrangofest consolida o evento iniciado em 2017 e que na edição deste ano reuniu cerca de duas mil pessoas na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, de 17 a 19 de agosto. Numa verdadeira experiência gastronômica, foi uma oportunidade diferenciada para o desenvolvimento do turismo e instrumento de promoção da avicultura e da culinária local, com a degustação e apresentação de produtos de qualidade num ambiente agradável de confraternização. O evento também marcou as comemorações teutonienses pelo Dia Estadual do Frango e do Ovo, celebrado na segunda sexta-feira do mês de agosto. Além da parte gastronômica, a programação também contou com palestra técnica, shows de bandas e feira comercial.

Valorização do setor primário

A presidente da CIC Teutônia, Mariza Wolf, destacou que a Teutofrangofest sai fortalecida com a 2ª edição. “Foi um projeto sonhado por muitas pessoas e que se torna realidade. É um evento gastronômico que valoriza o setor primário do nosso município, desde o produtor rural que cria o frango, passando pela Cooperativa Languiru que agrega valor à matéria-prima que vem do campo e comercializa o produto acabado no mercado nacional e internacional. Teutônia conta com o ciclo completo no setor: criamos, transformamos, comercializamos e consumimos”, disse, parabenizando o trabalho da comissão organizadora e agradecendo pelo apoio da Administração Municipal e dos patrocinadores. Agora, a equipe reúne-se para avaliação final do evento e estuda a viabilidade e possibilidade de realização da 3ª Teutofrangofest já em 2019.

Festival gastronômico

O presidente do Poder Legislativo de Teutônia, vereador Juliano Körner, classificou a Teutofrangofest como um festival gastronômico, elogiando a todos os envolvidos na sua organização. “Com toda certeza a 2ª Teutofrangofest é fruto de árduo trabalho realizado por muitas mãos, sem cores partidárias, em benefício de uma só marca: o município de Teutônia. É um dia especial no calendário de eventos teutoniense, atraindo visitantes que passam a conhecer mais sobre as nossas qualidades, nossas cooperativas e atrativos turísticos”, avaliou.

Nessa mesma linha foi o pronunciamento do coordenador regional de Agricultura, representando o Governo do Estado na abertura do evento, Volmar Fornari. “A comunidade teutoniense está de parabéns por este belíssimo evento, que alavanca a economia do município e do Estado. Por mais de 25 anos fui produtor de frango e sei da importância do setor na geração de emprego e renda”, afirmou.

Força da agricultura familiar

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia com extensão de base em Westfália, Liane Brackmann, enalteceu a agricultura familiar, grande responsável pela produção primária no Vale do Taquari, valorizando os índices produtivos de Teutônia e Westfália. “A agricultura familiar é responsável por 80% do alimento que chega à mesa do povo brasileiro, sendo os produtores rurais os principais atores dessa cadeia produtiva do frango. Nós, produtores rurais, continuamos acreditando no nosso país e estamos convictos de que fazemos a nossa parte. Temos por missão produzir alimentos, por isso o setor primário é tão importante e faz a roda da economia girar, especialmente na nossa região”, salientou.

Cooperação

O superintendente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, falando em nome dos demais patrocinadores, frisou o valor da cooperação. “Acreditamos que programações dessa natureza são possíveis quando há cooperação, com o envolvimento de entidades, dos produtores, da indústria, do comércio e da prestação de serviços, enfim, com todos que fazem parte da economia. Temos apreço especial aos produtores rurais, lembrando a origem da nossa cooperativa de crédito a partir de movimento dos produtores rurais de Teutônia”, destacou, mencionando a oferta de recursos para o crédito rural, com 90% dessas operações na área de atuação da cooperativa destinadas à agricultura familiar.

Investimentos na avicultura

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, um dos idealizadores da Teutofrangofest, também fez uso da palavra e aproveitou a oportunidade para anunciar investimentos da cooperativa na avicultura. Em cinco anos, o Frigorífico de Aves, instalado em Westfália, deve duplicar a capacidade de abate, passando dos atuais 110 mil para 220 mil frangos abatidos diariamente. “Isso nos permite ampliar a integração de aves dos nossos associados, além de abrir a possibilidade de novos integrantes para o quadro social da Languiru. Paralelamente a isso, estaremos incrementando a circulação de recursos na nossa área de atuação, considerando que os recursos financeiros gerados pelo sistema cooperativo acabam reinvestidos nas comunidades locais”, anunciou.

Durante a sua fala, Bayer ainda falou dos desafios do atual cenário econômico e político, mencionou o Programa de Governança Corporativa implantado pela Languiru e indicadores climáticos favoráveis para a produção primária. Particularmente quanto à Teutofrangofest, o presidente se disse realizado. “O evento é um sonho que está se concretizando. Buscávamos essa representatividade estadual com a produção de frangos, a exemplo de outros setores produtivos reconhecidos em outras regiões do Estado”, disse, agradecendo aos organizadores, apoiadores e patrocinadores, bem como ao público por prestigiar o evento, especialmente os produtores rurais. Nesse contexto, Bayer ainda valorizou a importância da agricultura familiar e o papel da indústria na agregação de valor à matéria-prima.

Sucesso para a terra do cooperativismo

Na solenidade de abertura, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, parabenizou a comissão organizadora, agradecendo ainda aos patrocinadores. “Repetimos o sucesso da primeira edição, com aprovação da comunidade e das empresas participantes. O evento movimenta o setor primário teutoniense, que representa cerca de 25% do retorno de ICMS, com a avicultura correspondendo a cerca de um terço desse montante”, enumerou.

O chefe do Executivo ainda refirmou o valor das parcerias. “A Administração Municipal se coloca ao lado de eventos como esse, que buscam o desenvolvimento de Teutônia. As parcerias entre entidades, associações, comunidade e cooperativas são fatores que nos diferenciam como ‘terra do cooperativismo’, onde as pessoas buscam a união de esforços para superar dificuldades e evoluir. Tudo é fruto de muito trabalho e dedicação”, finalizou, declarando aberta a 2ª Teutofrangofest.

Cardápio e programação

O ingresso para a 2ª Teutofrangofest dava acesso ao Pavilhão Gastronômico, onde o consumo de comidas e bebidas era liberado. No cardápio estiveram frango recheado, salsichão, linguiça de frango com ervas finas, rolê de frango, filé de frango à dorê, coração na chapa com farofa, coxinha da asa, polenta frita, pizzas variadas, pepino, ovinho de codorna, tomate cereja, mini hambúrguer, empadas, cucas, prensadinho de frango, croquetes de frango, pastéis variados, risólis, baguetes, queijos, salames, chocolates, picolés e sorvetes, chocolate quente e frio (Chocolan). Também havia vinhos finos, espumantes, sucos, refrigerantes, água mineral e nove tipos de chopp de cervejarias de Teutônia (Hopy Beer e TeutoBier)

Além da gastronomia, a programação ainda contou com atrações musicais: Diana Dick e Banda, Rock and Beer, Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, Banda La Paloma, Marcos Farias & Banda, Banda Brilha Som, Luz de Candieiro e Banda Arte Livre.

A 2ª Teutofrangofest foi uma realização da CIC Teutônia, com patrocínio máster de Cooperativa Languiru e Sicredi Ouro Branco; patrocínio prata de Gemelli e Tirol; patrocínio bronze de Certel, TeutoBier, Hopy Beer, Santa Clara, Fruki, Comatra, Divine e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo; e apoio da Prefeitura de Teutônia, Vinícola Aurora, Pizzas do Nonno e Garibaldi Cooperativa Vinícola.

Fonte Leandro Augusto Hamester

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...