1ª Teutofrangofest

Evento gastronômico reúne mais de 1,5 mil pessoas

 

Comissão organizadora planeja continuidade

Uma verdadeira experiência gastronômica, oportunidade para o desenvolvimento do turismo e instrumento de promoção da avicultura e da culinária local, com a degustação e apresentação de produtos de qualidade num ambiente agradável de confraternização. Assim pode ser resumida a primeira edição da Teutofrangofest, evento organizado pela CIC Teutônia e pela Administração Municipal, com o apoio da Cooperativa Languiru e parceiros.

Realizada no fim de semana de 19 e 20 de agosto, a 1ª Teutofrangofest reuniu mais de 1,5 mil pessoas na Associação dos Funcionários da Languiru. O evento também marcou as comemorações teutonienses pelo Dia Estadual do Frango e do Ovo, celebrado na segunda sexta-feira do mês de agosto. Além da parte gastronômica, a programação também contou com palestras técnicas, shows de bandas e feira comercial.

Continuidade

O presidente da CIC Teutônia, Renato Scheffler, se disse satisfeito com a 1ª Teutofrangofest e projeta novas edições para os próximos anos. “O primeiro evento foi muito satisfatório. Conseguimos atrair um bom público, que aprovou a ideia. É muito gratificante perceber esta aceitação da comunidade. A partir desse retorno positivo, planejamos a organização de novas edições. Vamos analisar as avaliações que recebemos, como um termômetro. Tivemos elogios à programação e, principalmente, à comida e à bebida. Esse feedback nos fortalece para darmos continuidade à Teutofrangofest”, disse, enaltecendo o valor da união de esforços. “A parceria entre CIC, Cooperativa Languiru e Administração Municipal é algo consolidado e essencial para a realização da Teutofrangofest. O apoio e patrocínio de todos os envolvidos fortalece o evento.”

Potencial

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, mentor e um dos incentivadores para realização do evento, avalia a primeira edição como a realização de um sonho. “A 1ª Teutofrangofest é um sonho que se torna realidade, Teutônia merece um evento como este por toda sua representatividade para a avicultura estadual. Contamos com índices de produtividade invejáveis e precisamos mostrar essa pujança do agronegócio. Os frangos produzidos pelos associados da Languiru estão em mais de 40 países, e isso certamente contribui para festejarmos o posto de segunda maior cooperativa de produção do Estado, fruto do trabalho eficiente desenvolvido na pequena propriedade rural e do foco na gestão. Todo esse empenho e trabalho conjunto nos oportunizam agregar valor à matéria-prima”, afirmou. Para Bayer, a Teutofrangofest vem coroar o excelente momento vivido pela Languiru. “Apesar da crise econômica e política sem precedentes no Brasil, a cooperativa não desestruturou sua cadeia produtiva e, hoje, colhemos os frutos dessa decisão acertada, com diversidade de negócios e um parque industrial novo e moderno”, disse, acrescentando que as boas notícias no campo refletem a força do agronegócio, especialmente o potencial da avicultura, com excelentes índices de produtividade e oferta de produtos de qualidade ao mercado nacional e internacional.

Sucesso

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, parabenizou a todos os envolvidos com a organização da 1ª Teutofrangofest, especialmente a Languiru, como força do cooperativismo, e a CIC, pela dedicação na organização e construção de parcerias. “Desde os primeiros minutos, constatamos que a proposta já é sinônimo de sucesso. De certa forma, a ‘estrela do evento’ é a produção primária de Teutônia, sem a qual nada disso estaria acontecendo. A Teutofrangofest movimenta a cadeia produtiva e a economia local.”

Para o chefe do Executivo Municipal, Teutônia dá exemplos de empreendedorismo ao longo da sua história. “Teutônia, mais uma vez, se destaca pela inovação. Estamos numa região que não espera sentada pela solução de seus problemas, mas precisamos aprender a cobrar muito mais dos nossos representantes, seguindo o exemplo de nossas cooperativas e associações, que resolvem muitos dos problemas da sociedade com suas próprias mãos. Absolutamente, não se faz nada sozinho, sonhamos e concretizamos as coisas juntos aqui em Teutônia”, concluiu.

Força do agronegócio

Os setores produtivos também estiveram representados e, durante a abertura oficial da Teutofrangofest, enalteceram a força do agronegócio. O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Nestor Freiberger, falou de união de esforços e qualidade. “Certamente esta é a primeira de muitas edições que virão pela frente”, disse, reafirmando a importância da sanidade na cadeia produtiva, atendendo às exigências normativas, o que “nos permitirá seguir ‘vivos’ e competitivos na atividade avícola”.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, classificou o agronegócio como protagonista no atual cenário econômico. “Toda a cadeia produtiva é muito importante e o agronegócio nunca esteve tão em evidência como atualmente. Se não fosse o setor primário, a situação da economia brasileira seria ainda mais preocupante. A agricultura e a pecuária devem tirar proveito dessa evidência, e a Teutofrangofest é um evento que sabe aproveitar esse protagonismo na economia brasileira. Não adianta reinventar a roda, mas podemos melhorá-la. O produtor deve fazer o que sabe, que é produzir, e, todos, unidos, desenvolver a cadeia produtiva.”

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia (STRT), Liane Brackmann, também citou a importância das palestras técnicas dirigidas aos produtores na manhã de sábado. “Responsabilidades, mitos e verdades, interesses de mercado e de marketing, tudo isso interfere na cadeia produtiva. Se a Teutofrangofest é uma realidade, isso se deve ao fato de termos pessoas corajosas em Teutônia e região, com muitos recursos financeiros investidos e dedicação para a produção de frangos e ovos. São empreendedores que trocam Natais e outras datas importantes para priorizar a sua produção, procurando cumprir os compromissos financeiros assumidos para investir no campo”, afirmou, acrescentando que existem responsabilidades e oportunidades na atividade. “Nós alimentamos o mundo com a produção de frango.”

Valorização

Entre as autoridades políticas que também fizeram uso da palavra, o deputado federal Cajar Nardes parabenizou a comissão organizadora do evento e os parceiros envolvidos. Representando o Governo do Estado, o coordenador-geral das Câmaras Setoriais da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Rodrigo Rizzo, destacou que a Teutofrangofest valoriza a cadeia produtiva e desenvolve o elo que diz respeito ao consumidor, ao mesmo tempo em que estimula a atividade dos produtores rurais. “O Vale do Taquari representa 25% da produção de frangos do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a Languiru desempenha um papel essencial, com inúmeras ações de fomento e qualificação dos produtores rurais.”

O deputado estadual Edson Brum destacou a importância do agronegócio e da agricultura familiar para o desenvolvimento regional e estadual. “Uma semente está sendo plantada, por meio de parcerias, graças ao trabalho das famílias produtoras de aves, gerando emprego e renda na região. Tenhamos isso como exemplo, aqui é o Rio Grande do Sul que dá certo, de pessoas empreendedoras e que fazem acontecer. Quem produz alimentos merece o nosso respeito.”

O presidente do Poder Legislativo de Teutônia, vereador Marcos Quadros, igualmente parabenizou a organização da 1ª Teutofrangofest. “A população teutoniense irá colher os frutos desse evento. Todos querem qualidade de vida para a família, e isso inicia na produção primária. Este evento gastronômico é fruto do trabalho empreendedor de inúmeros parceiros, divulgando a nossa culinária e relevância de Teutônia e região na produção de frangos, alavancando produtos e marcas do nosso município.”

A 1ª Teutofrangofest foi uma realização da CIC Teutônia e da Administração Municipal de Teutônia, com o patrocínio ouro das cooperativas Languiru e Sicredi Ouro Branco, patrocínio prata das cooperativas Comatra e Certel, Gemelli e Santa Madre Cervejaria; patrocínio bronze de Divine Chocolates, Hopy Beer, Fruki e Vinícola Nova Aliança; e apoio de Santa Clara, Quinta do Vale, Speciale Buffet, Nutrifarma, Pizzas do Nonno, Adisseo, Sabormax, Nutron, Phytobiotics, Qualys, Equiplan, Smurfit Kappa, Plascon, Darnel, Sulforte e Farmabase.

 

Fonte Leandro Augusto Hamester

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...