12ª edição acontece neste sábado (07.04)

Vales do Taquari e Rio Pardo – Acontece neste sábado (07.04) a 12ª edição do “Viva o Taquari Vivo”. A ação inicia a partir das 7h30min e estende-se até meio-dia. Participam os municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Em caso de chuva, a programação será transferida para o dia 14.

 

Ação

A ação é realizada simultaneamente nos municípios relacionados. Em 2016, o projeto ganhou uma nova dimensão. Os 120 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, de acordo com a sua realidade, reproduziram ações semelhantes simultaneamente ou o farão no decorrer do ano.

Em 2017, a iniciativa teve a participação de quase mil voluntários. O número marca o recorde de participantes destes 11 anos da ação e confirma que o programa transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade. No total das onze edições, foram retirados do rio quase 37 toneladas de lixo.

A ação foi criada, originalmente, pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. Ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.

 

Atividades

Interessados em fazer o descarte correto de lâmpadas, eletrônicos e informática e outros podem procurar a comissão organizadora durante o movimento. A Unimed disponibilizará um coletor ecológico no Porto dos Bruder para a utilização pela comunidade.

A Unimed também estará recolhendo lacres das latas de bebidas, através da campanha “Eu ajudo na lata”. A cooperativa recebe os lacres das latas de alumínio, vende o material e reverte este valor na compra de cadeiras de rodas, posteriormente doadas a instituições sociais que atendem pessoas com deficiência.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado também estará informando a população sobre a coleta seletiva do município, trocando uma sacola de pano por 1 Kg de alimento e recolhendo óleo vegetal, devidamente armazenado em embalagens plásticas.

 

Roda de conversa e contação de “Histórias sobre o rio” 

Será conduzida pela professora e rotariana Ana Cecilia Togni e convidados. O público-alvo serão estudantes, crianças, adolescentes e comunidade em geral.

 

Segurança dos voluntários

A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, lembra que a ação preza pela segurança total dos participantes. Os adultos deverão usar calçado fechado, bem como calças e camisetas de manga longa. Para as crianças, haverá atividades diferenciadas no evento, pois não podem entrar em contato direto com o lixo.

 

Adesão

Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

 

Fonte Imprensa Acil

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...